Menu

Notícias

Solução de conflitos - Condomínios

Morar em um condomínio tem suas vantagens, mas existem muitos problemas que acabam causando mal estar entre os moradores. Cachorro latindo no apartamento, barulhos, bitucas de cigarro que caem na varanda do vizinho, vaga de garagem, obras irregulares, uso de áreas comuns, e até inadimplência das cotas e taxas dos condominiais são motivos que acabam indo à Justiça.

De acordo com dados levantados pelo Secovi (Sindicato da Habitação) junto ao TJ/SP, de janeiro a dezembro de 2015 foram protocoladas 10.093 ações por falta de pagamento nos condomínios. Só em dezembro foram 602 ações na cidade de São Paulo. Na estimativa nacional, dos 200 mil prédios de todo o Brasil, 40% estão com problemas de inadimplência.

Uma alternativa que tem sido adotada pelos condomínios para solucionar os conflitos com os moradores é o uso da conciliação e mediação. Um meio para negociar de forma pacífica com mais facilidade e rapidez os problemas dos moradores, além de gerar uma economia significativa com custos jurídicos.

Para o presidente da Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Distrito Federal (Assosindicos/DF), Emerson Tormann, a conciliação tem contribuído muito para a solução pacífica entre moradores e síndicos de condomínios.

"Na medida em que os problemas de inter-relacionamento pessoal vão se resolvendo, por meio do entendimento prévio, a tendência é diminuir as ações na Justiça."

Tormann acredita ainda que para aplicar a conciliação de fato nos conflitos é importante ter uma mudança cultural e principalmente preparar e educar os cidadãos para esse tipo de situação. A Assosíndicos, inclusive, oferece cursos para os síndicos aprenderem a lidar com conflitos condominiais.

"A dificuldade que vejo é que para que tenhamos um incremento substancial no êxito da conciliação é necessário evoluirmos com a educação. Uma coisa leva a outra: quanto maior o nível cultural de uma sociedade menor é a possibilidade de haver conflitos."

Com essa nova realidade, avanços tecnológicos e uma sociedade cada vez mais atualizada, já existem serviços de conciliação on-line, que com o auxílio de um mediador de conflitos, permitem a resolução de questões que poderiam se tornar processos judiciais.