Menu

Notícias

Mulheres no Judiciário


Qual é a participação das mulheres no Tribunais (superiores, Federal, estadual e trabalhista) é tema recorrente entre os defensores da igualdade de gênero. Como está a presença feminina nesses locais? Quantos são presididos por mulheres? Quais não têm uma única representante do gênero feminino entre ministros/desembargadores? Confira abaixo.

No STF e STJ há em termos percentuais a mesma presença de mulheres (18%); no Supremo, as representantes são Cármen Lúcia (presidente) e Rosa Weber. E no STJ, de 33 ministros, há seis mulheres: Laurita Vaz (presidente), Nancy Andrighi, Maria Thereza, Isabel Gallotti, Regina Helena Costa e Assusete Magalhães. 

No TSE (28%), Rosa Weber e Luciana Lóssio compõem a Corte com outros cinco ministros efetivos. 

Já na Justiça Federal, enquanto o TRF da 2ª região lidera com 29% de desembargadoras, o da 5ª região não tem no momento nenhuma desembargadora Federal.

Nos TRTs, o da 24ª região não tem uma única desembargadora atualmente. Já o 13ª região tem apenas uma. Os TRTs com maioria feminina são: 2ª região (50,5%), 4ª região (63%), 5ª região (52%), 8ª região (54,5%) e 11ª região (61,5%). Por sua vez, os TRTs da 15ª, 17ª, 18ª, 20ª, 22ª e 23ª regiões não alcançam 30% de participação feminina entre os desembargadores.