Menu

Notícias

AMB critica OAB por proposta que prevê criminalização de juízes e Ordem rebate

A AMB divulgou uma carta na sexta-feira, 25, convocando toda a magistratura e o MP para participar de ato público, no dia 1º/12, contra projetos da pauta especial que estão sendo articulados no Congresso, como a anistia ao caixa 2 e a criminalização de juízes e procuradores.

No documento a associação, criticou a OAB "que se articula fortemente para promover a criminalização dos juízes nos casos de violação das prerrogativas de advogados". Também ressalta o fato de a Ordem não se manifestar "contra a anistia ao caixa 2 ou em favor de medidas sérias para retomada do Brasil, o que é lamentável e demonstra uma postura que nega a história de lutas da entidade e induz a negociação da submissão dos juízes pela impunidade dos que saquearam o Estado".

Rebatendo as acusações, o Conselho Federal da OAB divulgou nota de repúdio à AMB, afirmando que tem sido firme e recorrente no combate à anistia o caixa dois e ações correlatas no Congresso. "Não temos dúvida quanto ao elevado espírito público da judicatura nacional, que, em seu conjunto, não reflete o comportamento sindicalista de alguns. Estes, agindo como atores políticos, mutilam a imagem da magistratura, transmitindo a nefasta ideia de que constituem casta intocável, imune à fiscalização da sociedade."

Fonte: Migalhas