Profª Ada Pellegrini

draada.jpg

Ada Pellegrini Grinover

    Nascida em Nápoles, na Itália, em 1933, emigra para o Brasil logo após o fim da Segunda Guerra, a qual viveu de perto. Formou-se pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 1958, onde também concluiu o doutorado em 1970, tendo sido a primeira mulher doutora do Brasil pela USP. Foi docente desta instituição de ensino por décadas e ocupou a cadeira de professora titular de processo penal, também como primeira mulher.

    Advogada e Procuradora do Estado de São Paulo, foi na docência que construiu sua carreira mais profícua. Professora da USP, ministrou cursos e conferências em diversos países. Integrou ativamente o Associação Internacional de Direito Processual, o Instituto Ibero-americano de Direito Processual e o Instituto Brasileiro de Direito Processual. Reconhecida internacionalmente como uma das maiores processualistas do Brasil e do mundo. Integrou diversas comissões de criação e reforma legislativa de importantes leis processuais civis e penais do país.

    Na sua vasta produção literária, publicou trabalhos em direito processual civil, direito processual penal, direito constitucional processual, teoria geral do processo, acesso à justiça e garantias processuais, processos coletivos, meios consensuais de solução de conflitos, etc. Todos os seus trabalhos são marcados por uma forte relação entre processo e Constituição, e suas ideias e teorias caracterizam-se por serem garantistas e bastante inovadoras e vanguardistas. Além da produção jurídica, também escreveu livros autobiográficos, romances, poemas e ficção.Alguns livros de destaque: Ação declaratória incidental, 1970; A garantia constitucional do direito de ação e sua relevância no processo civil, 1972; Os princípios constitucionais e o código de processo civil, 1975; Teoria geral do processo, em coautoria, com dezenas de edições; Liberdades públicas e processo penal: as interceptações telefônicas, 1976; As nulidades do processo penal, em coautoria, com diversas edições; Recursos no processo penal, em coautoria, com diversas edições; Código de defesa do consumidor comentado, em coautoria, com diversas edições; Ensaio sobre a processualidade, 2016, dentre muitos outros.

Sala Ada Pellegrini Grinover

A Congregação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo aprovou recentemente a atribuição do nome da Professora Ada Pellegrini Grinover a uma das salas de aula de seu prédio histórico, devido à sua inestimável contribuição intelectual para o Direito Brasileiro.
 
O Instituto Brasileiro de Direito Processual assumiu, assim, a responsabilidade de antecipar o custeio da reforma de tal sala, a fim de prover instalações modernas e adequadas para a realização de aulas, seminários, encontros acadêmicos, sessões simuladas de arbitragem, audiências, júri e demais atividades acadêmicas.