Menu

Notícias

Moro é o mais votado em lista da Ajufe para vaga no STF

A Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil concluiu nesta quarta-feira, 1º, a consulta que resultou na lista tríplice para sugestão de indicados à vaga de Teori Zavascki no STF.

Compõem a lista o juiz Federal Sérgio Fernando Moro, titular da 13ª vara Federal de Curitiba/PR; o ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca; e o desembargador do TRF da 3ª região Fausto De Sanctis.

O mais votado foi Sérgio Moro, com 319 votos, seguido por Fonseca, com 318 votos, e De Sanctis, com 165. Participaram da votação 761 associados da Ajufe, com direito a votar em até três candidatos.

Em nota, o juiz Moro afirmou ser grande honra figurar na lista de magistrados federais.

A relação de nomes da magistratura será entregue ao presidente Michel Temer como sugestão dos representantes da Justiça Federal para o preenchimento da vaga do ministro Teori Zavascki no Supremo.

Transparência

A associação afirma que a lista foi elaborada por meio de processo democrático e transparente, levando em conta a avaliação positiva que os magistrados recebem de seus pares.

A seleção ocorreu em duas fases. Nos dias 24 e 25, os associados puderam indicar nomes de juízes Federais, desembargadores Federais e ministros dos Tribunais Superiores para compor a lista prévia de candidatos.

O único critério para a indicação na primeira etapa era o magistrado ter mais de 35 anos, como determina a CF sobre a composição do STF.

As indicações da primeira fase de votação resultaram em uma relação de 34 nomes. Do dia 26 ao dia 31, os pré-selecionados foram escolhidos por seus colegas de magistratura e os três mais votados deram origem à lista tríplice.

A associação destacou que a recomposição do pleno do STF é de extrema importância para que a Corte não tenha restrições em sua rotina de trabalho. Como o ministro Teori Zavascki era oriundo da Justiça Federal, a Ajufe considera imprescindível que a vaga na Corte seja destinada à magistratura Federal.