Menu

Notícias

NOTA OFICIAL - LUTO

O IBDP lamenta profundamente o falecimento dos professores Antonio Carlos de Araújo Cintra, aos 86 anos (ocorrido em 09.12.2020) e Michele Taruffo, aos 77 anos (ocorrido hoje, 10.12.2020).

Professor Antonio Carlos de Araújo Cintra foi livre docente, doutor e mestre em direito processual e livre docente em direito administrativo pela USP, instituição na qual era Professor Titular. Foi também desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Coautor da Teoria Geral do Processo, ao lado de Ada Pellegrini Grinover e Candido Rangel Dinamarco, Professor Cintra era membro honorário do Instituto Brasileiro de Direito Processual.
As suas obras “Motivo e motivação do ato administrativo”, “Comentários ao Código de Processo Civil - volume IV”, “Sobre os limites objetivos da apelação civil” e “Do chamamento à autoria” são marcos para os estudiosos do direito administrativo e processual.

Professor Michele Taruffo, foi um dos grandes processualistas da Itália, tendo vindo ao Brasil diversas vezes e contribuído muito para o Direito Processual Brasileiro. 
Professor da Università degli Studi di Pavia, foi também professor visitante de várias universidades americanas e europeias. 
Por sua ampla produção científica foi uma das grandes autoridades no Direito Processual Civil e no Direito Comparado.
 
À família, aos amigos e aos os alunos, nossa solidariedade e homenagem por todas as lições que deixaram no Direito Processual Brasileiro. 

Paulo Henrique dos Santos Lucon
Presidente do IBDP