Menu

Notícias

NOTA DE PESAR

O IBDP comunica, com imenso pesar, o falecimento do Professor René Dotti, ocorrido nessa quinta-feira, dia 11/02/2021.

Curitibano, formado em Direito pela UFPR no ano de 1958, destacou-se na luta contra a ditadura militar e foi nomeado, por vários anos consecutivos, um dos melhores advogados atuantes em casos de crimes econômicos da América Latina.

Além da notória atuação como advogado, o professor, como gostava de ser chamado, contribuiu ainda com o ensino jurídico, sendo Professor Titular de Direito Penal pela Universidade Federal do Paraná, membro da Academia Paranaense de Letras e da minha Academia Paranaense de Letras Jurídicas e membro do Conselho do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Publicou livros, artigos e pareceres que se tornaram referência aos estudantes e profissionais do Direito.

Mas certamente foi com sua ética e solidariedade que mais se destacou. O professor Dotti conseguia concretizar, com maestria, a frase de Publius Terêncio After (185 a.C – 159 a.C): “O meu próximo, para mim, é como eu mesmo”.

René Dotti deixa a esposa, Rosarita, as filhas, Rogéria e Cláudia, e os netos Gabriel, Pedro, Lucas e Henrique.
Nossos sentimentos de solidariedade e nossas orações à toda a sua Familia e aos seus amigos que sentem por sua passagem.
 
Paulo Henrique dos Santos Lucon
Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Processual