Menu

Notícias

Morre Rubens Approbato Machado

O dia 17 de novembro de 2016 amanheceu triste com a notícia do falecimento do ex-bâtonnier Rubens Approbato Machado.

Com 83 anos completados no último dia 31 de agosto, Approbato era um lumiar na advocacia.

Formado pelas Arcadas (turma de 1956), trilhou brilhante carreira. E por onde passou, deixou imensas saudades.

Na representação dos causídicos, foi presidente da OAB/SP e presidente do Conselho Federal da OAB.

Cumprindo sua missão no Executivo, foi secretário dos Negócios da Justiça do Estado de São Paulo.

Emprestou suas luzes também ao Judiciário, sendo juiz do TRE/SP.

E com se não bastasse, era um apaixonado pelo esporte bretão, de modo que foi vice-presidente da Federação Paulista de Futebol.

Multifacetado, era titular do escritório Approbato Machado Advogados.

Em todos os lugares, granjeou amigos e admiradores, que certamente estão agora saudosos.

O velório será no Cemitério Gethsêmani, no Morumbi, SP, a partir das 10h, onde também ocorrerá o sepultamento às 16h desta quinta-feira,17.

Homenagens

Em justa homenagem, nomes de peso do meio jurídico falam da exemplar trajetória profissional de Rubens Approbato Machado. Produzido pelo Centro de Memória do Conselho Federal da OAB, o vídeo ressalta a inestimável contribuição do ex-presidente da OAB para a Advocacia e o Direito.

"Tive a grata satisfação de tê-lo conhecido e de conviver com ele. Seu amor pela advocacia era contagiante. Era membro do conselho diretor do CESA e muitas vezes me aconselhei com ele, não só sobre política associativa, mas sobre a vida. Com certeza dr. Rubens cumpriu sua missão e deixou sua marca na história da advocacia nacional."

Carlos José Santos da Silva, presidente do CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados

__________

"É irreparável a perda pelo falecimento do ex-presidente Rubens Approbato Machado, líder da Advocacia Nacional e exemplo de homem público.

Presidiu o Instituto dos Advogados de São Paulo com a visão de vanguarda que era sua característica. Criou a Comissão dos Novos Advogados e a Escola Paulista da Advocacia, iniciativa que abriu as portas para os jovens estudarem e conviverem com os colegas mais experientes.

Cunhou e disseminou a expressão "família forense" que bem retrata a nobre missão de todos os integrantes das carreiras jurídicas de fazer Justiça.

Recebeu incontáveis honrarias que bem retratam o reconhecimento pela sua atuação, destacando-se a Medalha Santo Ivo, a maior comenda do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil.

O exemplo de coragem, dedicação e ética de Rubens Approbato Machado continuará iluminando a Advocacia."

José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro - Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo e Presidente do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil.

__________

"Convivi longamente com Rubens Approbato. Na advocacia tivemos alegrias e sofrimentos, ele sempre acrescentando no bom Direito, e na vitória. Acompanhei-o na presidência do IASP, sempre à altura da respeitabilidade daquela instituição. Na OAB/SP foi altivo, forte e preocupado com os interesses da classe. No Conselho Federal da OAB, fui Conselheiro, presidido por ele. Foi uma atuação muito importante na afirmação da classe, na perseguição dos altos interesses dos advogados. Nunca fez atuação partidária ou ideológica. Não transmitia qualquer viés político em suas atitudes e ações, sempre fortes. Era muito respeitado no Conselho Federal, na classe e entre seus inúmeros amigos, e admiradores, que encontravam nele a solidariedade profissional e pessoal."

Roberto Rosas - Rosas Advogados

__________

"Approbato Machado foi, sem dúvida, um importante líder para a advocacia nacional. Sua trajetória e as lutas que pontificou em prol da classe não serão esquecidas. Fica, ainda, o exemplo de homem público sério e preocupado com a cidadania do seu país."

Antonio Ruiz Filho - advogado criminalista do escritório Ruiz Filho Advogados. Foi presidente da AASP, diretor da OAB/SP e diretor adjunto do IASP.

__________

O Instituto dos Advogados da Bahia - IAB, lamentando profundamente o falecimento do Eminente Doutor Rubens Approbato Machado, associa-se a todas as instituições dedicadas ao exercício da advocacia, especialmente a OAB/SP e o Conselho Federal da OAB, para homenagear àquele que honrou com destaque sua profissão, solicitando que seja dado conhecimento de nossas condolências a seus familiares e colegas de escritório.

Fonte: Migalhas