Menu

Notícias

Henrique Ávila é nomeado Presidente da Comissão Nacional de Acesso à Justiça do CNJ

Henrique Ávila.jpg
O  IBDP anuncia que o Vice Coordenador do Núcleo de Pesquisa de Assuntos Legislativos, Conselheiro Henrique Ávila, foi designado pelo Presidente do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Dias Toffoli, presidente da Comissão Nacional de Acesso à Justiça do CNJ. Essa importante comissão é responsável por estudar e desenvolver soluções para algumas das mais relevantes missões confiadas ao Conselho Nacional de Justiça, relacionadas com a democratização do acesso da população ao Poder Judiciário para resolver seus conflitos com rapidez e eficiência.
 
O Movimento Permanente pela Conciliação, por exemplo, é um dos grandes responsáveis pela crescente valorização dos instrumentos adequados de resolução de conflitos, que busca construir um canal direto de diálogo entre as partes em um processo, possibilitando que os próprios interessados construam uma solução que melhor atenda seus interesses.
 
Outras iniciativas importantíssimas da Comissão dizem respeito à valorização do senso de cidadania, por meio de atividades informativas sobre os direitos que assistem à comunidade e o modo de exercê-los. O combate à violência doméstica e familiar e o Fórum da Saúde, por exemplo, são programas que conscientizam a população em situação de vulnerabilidade da possibilidade de exigir proteção do Estado, resgatando assim sua plena cidadania e dignidade.
 
O IBDP louva a instituição dessa indispensável comissão permanente no âmbito do CNJ e congratula o seu Presidente, que já manifestou o propósito de estabelecer um diálogo institucional entre o IBDP e o CNJ com a finalidade de aprimorar os meios de acesso à justiça no país.